quarta-feira, 17 de julho de 2013

OFICINA DE ROTEIRO

No dia 06 de julho, aconteceu a oficina de Roteiro do Festival Curta Literatura no CEU Sapopemba, com a oficineira Izabel Cristina. O pessoal aprendeu como montar  um roteiro de forma criativa. Confira abaixo. 









 








O primeiro passo na realização de um filme é o roteiro. Não existe uma regra obrigatória para organização de um roteiro. Cada roteirista, e mais especificamente cada teórico de roteiro, defende o uso de um modelo. O que é importante observar é que todos os modelos contêm as mesmas informações centrais, que permitem que o roteiro seja utilizado como um meio de comunicação entre o roteirista, o diretor e a equipe.
























http://www.youtube.com/watch?v=GFdt11WF2mE



























TRECHO DE ROTEIRO DO CURTA COM QUE ROUPA
confira a produção clicando na imagem abaixo:



A FORMATAÇÃO DO ROTEIRO
Existem vários padrões de roteiro, mas todos contemplam essencialmente as mesmas informações, às vezes apenas em ordens diferentes. Dessa forma, pra escrever um roteiro você tem que lembrar que ele é o responsável por passar todas as informações necessárias para a equipe e para os atores. Cada grupo pode escrever o roteiro da maneira que achar mais conveniente. Assim, segue abaixo um material de apoio para construção de roteiro, que pode ser um guia para você que não tem muita afinidade ainda com o processo de escrita e criação.

O Celtx, é um programa free, muito usado por roteiristas profissionais que facilita bastante a montagem do roteiro. Faça o download do programa:  http://dl.cdn.baixaki.com.br/programas/37784/20137601341898/celtx-297-32-bits.exe


REFERÊNCIA BIOGRÁFICA
•“Teoria e Prática do Roteiro”,de Edward Mabley e David Howard.
• http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0458-1.pdf -Roteiro: o projeto narrativo audiovisual1
•Elisabete Alfeld Rodrigues2
•Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
CARRIÈRE, Jean-Claude. Prática do roteiro cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996.


SUGESTÕES



Material desenvolvido por 
Izabel Cristina Macedo Amaral   

Contato
bel_letras@hotmail.com
Formação: Letras – Centro Universitário Fundação Santo André
Pedagogia – Uninove Curso de Teatro – PUC
“Mídias na Educação- produção de curta-metragem, programas de rádio; blogs e sites” pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário